Tuesday, April 03, 2007

PROJETO UERÊ


O Projeto UERÊ é utilidade pública municipal - é uma organização não-governamental especializada em educação alternativa e especial, preventiva do ato infracional e da violência doméstica voltada para crianças e jovens em situação de risco social.A equipe multidisciplinar do Uerê trabalha com políticas sociais e metodologia de prevenção à permanência da criança na rua com o objetivo da preservação do seu vínculo familiar e sua reintegração na sociedade.
O "Uerê" funciona como um escola de cidadania na área de educação, lazer e esporte em áreas que tradicionalmente exportam crianças e jovens para as ruas. O Uerê começou em 1982 nas ruas e oficialmente depois da chacina da Candelária se instalou debaixo de um viaduto com as crianças sobreviventes da Candelária.
Foi oficializado como ONG em 1998.
Carta da presidente
Queridos amigos,
O projeto UERÊ é um sonho de muitos anos que vem se tornando realidade. A situação social do Brasil ainda é crítica. Diante da ausência de um crescimento econômico sustentado e do contínuo bloqueio das reformas tributárias, fundiárias e sociais, as desigualdades não cessam de aumentar e as faixas mais jovens da população são crescentemente fragilizados. A pobreza se instalou em todas as regiões do país e isso exige uma avaliação profunda do conjunto de políticas públicas para o enfrentamento da pobreza absoluta. Enquanto isso não acontece, todos nós temos que ajudar a melhorar a qualidade de vida desses pobres porque não existirá jamais um Brasil inteiro se não aproximarmos cada vez mais as classes sociais.
O Projeto UERÊ é uma da maneiras de integrar crianças abandonadas, indigentes ou em zona de risco à sociedade organizada. Hoje, somente 20% da população do nosso país se inclui no padrão de vida, escolaridade e de trabalho passível de ser considerado digno. Nós, no UERÊ, ensinamos às crianças que elas são iguais a todas as outras e fazemos o possível para que elas tenham uma educação de melhor qualidade.
O Projeto UERÊ é uma filosofia e a metodologia de ensino aplicada é inspirada no grande mestre Dr. Paulo Freire. Preparamos as crianças para exercer alguma liderança acreditando que somente uma revolução mental acabará com o sofrimento e com a exclusão nesse país. O UERÊ precisa de gente comprometida com o futuro do Brasil. Venha conversar conosco e porque não ser um de nós e participar ativamente nesse processo de transformação tão importante para nós e para as futuras gerações.
Obrigada,
Yvonne Bezerra de Mello
Diretora-Presidente
Artista Plástica e Doutora em Políticas Públicas
Visite: http://www.projetouere.org.br/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home