Tuesday, April 03, 2007

Talking about the 5thLGLFF


O amor é que é essencial
O sexo é só um acidente
Pode ser igual

Ou diferente

Poesias Inéditas
Fernando Pessoa
Obra PoéticaVol. III
Ed. Círculo dos Leitores

Na sua 5ª edição, o Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, a decorrer entre os dias 14 e 29 de Setembro, veste-se uma vez mais de cor e renovado glamour, constituindo um momento forte de festa e alegria para os amantes de cinema. Este ano com um motivo adicional de comemoração: o do 5º aniversário deste certame.
Nesta edição, à semelhança, aliás, do que tem acontecido nas outras edições, as sessões do Festival decorrerão nos seguintes espaços: Fórum Lisboa, Cinemateca Portuguesa (este ano sediada no Palácio Foz), numa sala a determinar pela Atalanta Filmes (Cinema King – a confirmar) onde será apresentada toda a obra em retrospectiva de Pedro Almodóvar, Institut Franco-Portugais onde decorrerá um Ciclo sobre Sexualidades com colóquios e presença de alguns realizadores, e para terminar FNAC Chiado onde decorrerão três ciclos de cinema com o objectivo de promover e divulgar o Festival durante os meses de Junho, Julho e Setembro.
As identidades dos géneros é o tema de fundo que inspira e enforma o Festival deste ano. Ao longo dos tempos, discutiu-se, para além do masculino e do feminino, a própria existência ou não do terceiro género e do seu conceito. Neste Festival, pretende-se ir mais longe – tal como dizia Fernando Pessoa “o amor é o que importa, o sexo é um acidente” – e abordar cada género por si, pelas suas idiossincrasias e, especialmente, pela visão que um género possa ter do outro. Vamos, deste modo, pôr homens a falar de mulheres, mulheres a olhar sobre os homens, bem como homens a verem-se a si próprios e mulheres a analisarem mulheres. Por tudo isto, será pois interessante ver a forma como Pedro Almodóvar trata o universo feminino ou como Claire Denis mostra a masculinidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home