Tuesday, April 03, 2007

Texto de Abertura do 3° Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa


A realização pela terceira vez do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, constitui a melhor prova não só do seu sucesso, mas também da sua necessidade. O Festival entra assim numa nova fase, de sedimentação e de amadurecimento, o que vai inevitavelmente reflectir-se nos filmes selecionados para este ano. Como podemos verificar, as mudanças culturais precedem as transformações políticas, legislativas, entre outras.
No cinema actual são notórias as diferenças na forma como a temática Gay e Lésbica é tratada. No final desta década a homossexualidade não é vista como um fenómeno aliado a culpa, violência, modelos típicos dos anos 70, THE BOYS IN THE BAND e CRUISING, por exemplo,ou estigmatizados pelo advento da SIDA nos anos 80. Pelo contrário em filmes como TRICK, BEDROOMS AND HALLWAYS, IT’S IN THE WATER entre outros, crescentemente as personagens homossexuais são tratadas com humor, integradas numa história que se desenrola para além delas, vivendo com um padrão de conforto material acima da média.
Esta mudança cultural, esperamos, irá porventura potenciar a tão necessária e desejada mudança política e social.
A participação dos Institutos Culturais é fundamental ao Festival. Logo é com bastante satisfação que renovamos os nossos agradecimentos aos Institutos Alemão e Britânico, que mais uma vez apostaram no Festival, e damos as boas vindas ao Instituto Cervantes e Franco-Português, que participam, pela primeira vez neste certame. Este ano contamos apresentar as ante estreias de FIRE e WILDE graças aos Filmes Lusomundo e Filmes Castello Lopes respectivamente, que gentilmente nos facultaram essa oportunidade.Gostaríamos também de agradecer a participação de Susana Marinho na selecção de grande parte dos filmes de temática lésbica, assim como o esforço e empenho de Elsa Ferreira, Manuel Morais bem como da equipa de legendagem que tornaram possível cumprirmos com o que havíamos prometido ao nosso público e que se concretiza nesta edição do Festival.Finalmente cabe-nos ainda agradecer à CML, ICAM e Cinemateca Portuguesa os inestimáveis apoios e encorajamento, sem os quais o Festival não tería chegado à sua 3 edição, fazendo desde já votos de que continuemos a trabalhar em conjunto para que Lisboa, por sua vez possa manter-se como anfitriã de um Festival de Cinema Gay e Lésbico.
Divirtam-se!
Celso Junior

0 Comments:

Post a Comment

<< Home